Até alguns anos atrás, criar e manter uma página na internet era coisa limitada a quem tinha conhecimento técnico especializado. Mas depois do surgimento dos serviços especializados em hospedagem e criação de blogs, qualquer pessoa, com um conhecimento mínimo de navegação na rede, já pode manter seu próprio site, colocando nele textos, fotos, músicas e até vídeos. Você, nunca pensou em ter seu próprio blog?
Pra que você deveria querer um? Por uma série de motivos. Há cerca de dois anos ajudei uma secretária que trabalhava comigo em um jornal a montar um blog para relatar o cruzeiro que ela faria em um transatlântico. Viajar de navio era o maior sonho da sua vida, e agora que ia virar realidade, ela queria compartilhar suas aventuras passo a passo durante a viagem. Para isso, nada melhor do que um blog. Também conheço vários profissionais, como professores, cientistas, e filósofos, que usam ferramenta par falar do trabalho que desenvolvem.
Já minha prima Catarina, que também é jornalista, virou síndica do seu prédio e começou a fazer um blog hilário relatando suas desventuras na função. Você pode criar um blog de sua empresa, seja lá qual for o ramo, e publicar conteúdos de interesse para seus clientes. Ou usá-lo para se comunicar apenas com os seus funcionários. Motivos para blogar não faltam. E quem já o fez sabe que a coisa é um verdadeiro chazinho. Depois que a gente descobre o jeitinho, é viciante.
Existem dezenas de empresas que oferecem serviços de criação de blogs gratuitos, mas o ideal é optar pelos líderes do mercado. Já houve vários serviços de publicação de blogs grauitos que saíram do mercado. Imagine a frustração que é você alimentar um blog diariamente por anos a fio e um dia descobrir que seu provedor saiu do ar… Quando isso acontece, essas as empresas disponibilizam uma maneira da gente baixar todo o conteúdo e depois subir para outro serviço. Mas para um usuário que não é expert em internet isso é muito complicado.
Por tudo isso, minha primeira dica é: escolha o óbvio: Google. UOL, Terra, só empresas grandes, que não vão te deixar na mão. Os principais serviços de blogs gratuitos são os seguintes:
Blogger http://www.blogger.com (em português e outras línguas)
Blog do UOL http://blog.uol.com.br (em português)
Weblogger http://weblogger.terra.com.br (em português)
WordPress http://www.wordpress.com (em inglês)
O WordPress, desconhecido para o grande público, é uma das principais plataformas de criação de blogs, utilizada por muitos blogueiros profissionais. É um pouco mais difícil de operar do que o Blogger, mas oferece muito mais ferramentas. Se você gosta de fuçar no seu computador, WordPress é o indicado. Já o Blogger, que foi comprado pelo Google, é a ferramenta mais fácil de publicação online já inventada. Se você quer publicar rápido e sem dor de cabeça, ele é o indicado. Bastam quatro cliques em três telas para seu blog entrar no ar.
Depois de criar seu blog e fazer o primeiro post, quer dizer, publicar o primeiro texto, você deve criar seu perfil, o texto que apresenta o blog, inclusive colocando uma foto de seu rosto. Os blogs, em geral, são sites bastante personalizados e focados na imagem do blogueiro. Por isso é importante criar um perfil que combine com o tema do blog. Outra coisa importante são os links. Os templates, ou modelos visuais dos blogs, sempre incluem um campo para você colocar links para outros blogs ou sites interessantes na coluna lateral. Indo mais adiante, seu blog pode contar com autores múltiplos, postagem de novos conteúdos por e-mail e até mesmo pelo celular. Com o tempo, você aprende com facilidade as ferramentas oferecidas pelo Blogger ou pelo WordPress
CONTEÚDO
Lembre-se de que todos os dados que você colocar no blog vão ficar disponíveis para qualquer pessoa na rede. Por isso nunca divulge endereços e telefones. Evite falar de seus hábitos diários. A gente não precisa ser paranóico, mas também não deve ser bobo. Se quiser colocar um e-mail no blog, crie um endereço novo, específico para isso. Do contrário sua caixa postal pode ficar abarrotada não apenas de mensagens de leitores, mas principalmente de spam, aquelas propagandas não-solicitadas via e-mail. Existem programas robôs que vasculham as páginas na internet procurando endereços de e-mail que depois vão para spammers.
Nunca coloque críticas à sua empresa ou a colegas de trabalho em seu blog. Não foram poucos os casos de pessoas que perderam o emprego por causa disso. E não adianta achar que um blog anônimo, com um endereço de e-mail criado só para isso, pode te proteger. O anonimato na internet é relativo. Quem passa dos limites éticos ou mesmo legais sempre pode acabar sendo flagrado, portanto cuidado: a internet é um especo público.
Uma dica final: para atrair mais público, uma boa idéia é cadastrar seu blog em mecanismos de pesquisa específicos para blogues, como o Technoratti, no endereço http://technorati.com/
Dicas de: blogs.band.com.br Hiperconectado
Dicas para seu Blog
Reviewed by Luís Eduardo Pirollo
on
maio 25, 2010
Rating: